A TRISTE HISTÓRIA DE ABSALÃO

O que me deixa mais extasiado na história de Absalão é que a Bíblia revela que “Não havia, porém, em todo o Israel, homem tão belo e tão aprazível como Absalão; desde a planta do pé até a cabeça, não havia nele defeito algum” (2 Sm 14.25). Essa descrição se refere ao retrato falado, ou seja, a exteriorização do jovem Absalão. Por fora, Absalão era uma perfeição. Um referencial de beleza a todos. Mas se por um lado, o da aparência, tratava-se de uma aglomeração de adjetivos esmerados, o que dizer a respeito do outro lado, o lado interior? O que será que Absalão encobria e ocultava no meio de tanta formosura? O próprio Jesus Cristo responde “nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se” Por fora, Absalão era palco de deslumbramento, mas por dentro, em oculto, não passava de podridão. A essa classe de pessoas, o próprio Jesus disse “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas, interiormente, estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia”.

A bíblia nos ensina que "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23) “Porque do coração procedem os maus pensamentos” (Mt 15.19) "E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim" (MC 7.6). Como descrever então o coração do vistoso Absalão?

1. Omisso. Quando Tamar, estuprada por seu irmão Amnom, coloca cinza na cabeça, rasga suas vestes reais, põe as mãos sobre sua cabeça e sai pelas ruas clamando por ajuda, ela se depara com Absalão, seu irmão, que em vez de ajuda-la disse “Esteve Amnon, teu irmão, contigo? Ora, pois, irmã minha, cala-te; é teu irmão. Não se angustie o teu coração por isto. Assim ficou Tamar, e esteve solitária, em casa de Absalão, seu irmão” (2 Sm 13.19-20).

2. Falso e Homicida. Não há nada mais asqueroso e repugnante do que a falsidade. Assim como era Dalila para com Sansão, Judas para com Cristo, era Absalão para com Davi, seu pai. Absalão possuía um coração simulado e cheio de maldade. A bíblia relata que tendo Absalão vários inimigos em Baal-asor se dirigiu ao rei Davi, seu pai, para pedir-lhe permissão a fim de resolver esse problema. Convida o próprio rei juntamente com seus servos para que o acompanhassem. O rei responde que não iria para não ser pesado. Absalão, com o coração cheio de ódio e com um plano maquiavélico, insta com o rei até que obtém seu consentimento para levar Amnom, seu irmão. Quando todos partem, “Absalão deu ordem aos seus moços, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnon estiver alegre do vinho, e eu vos disser: Feri a Amnon, então o matareis; não temais; porventura não sou eu quem vo-lo ordenou? Esforçai-vos, e sede valentes. E os moços de Absalão fizeram a Amnon como Absalão lho havia ordenado” (2 Sm 13.28-29).

3. Mentiroso. Absalão dizia ser servo de Deus e, ainda, que fazia votos ao Senhor (2 Sm 15.7-10). Absalão não hesitou em mentir para seu pai acerca da verdadeira razão de querer ir a Hebrom. Segundo ele, fizera um voto ao Senhor, e esse voto era uma promessa a Deus por sua saída do exílio. Davi deixou-se enganar pela alegação de Absalão. Absalão servia a Deus mesmo? Absalão fazia votos a Deus mesmo? Absalão adorava ao Deus vivo e verdadeiro mesmo? Tem certeza? Logo Absalão?

4. Rebelde e Ingrato. Quando Davi manda chamar seu filho Absalão para se reconciliarem, Davi sela este momento com um beijo fraterno. No entanto, Absalão inicia um plano de rebelião contra o próprio pai. Não mediu esforços para a, passos largos, tornar-se uma força de oposição a Davi. Procurou logo se juntar a outros rebeldes em um número de cinquenta homens com carros e cavalos (2 Sm 15.1). É interessante observarmos que um rebelde sempre procura se acochambrar a outros rebeldes. Posteriormente Absalão se auto intitulou juiz sobre o povo, assumindo assim uma autoridade que não lhe pertencia (2 Sm 15.5 e segts). É então que Absalão recebe permissão do rei para ir a Hebrom, pois havia feito um voto ao Senhor. Aproveita a situação e convida duzentos homens de Jerusalém que iam inocentes, porque nada sabiam do plano diabólico de Absalão (2 Tm 15.8-11). Absalão era tão pernicioso e maléfico que levou esses homens inculpes para que seu pai Davi não suspeitasse de algum mal que estava sendo preparado. Ato contínuo Absalão se proclama rei em Hebrom dando uma maior expressão a rebelião (2 Sm 15.10).

Diante deste triste cenário de rebelião alguns homens chegaram para o rei Davi e disseram “eis aqui os teus servos, para tudo quanto determinar o rei, nosso senhor” (2 Tm 15.15). Amados, sempre houve e sempre haverá homens de vergonha, leais, íntegros e verdadeiros. Homens semelhantes àqueles a quem Jetro, sogro de Moisés, o aconselhou que escolhesse para ajudá-lo “procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade que aborreçam a avareza” (Ex 18.21). Homens idênticos àquele evidenciado pelo próprio Deus por ser “homem sincero, e reto, e temente a Deus, e que se desvia do mal” (Jó 1.8).

Na história do ser humano, nunca deixou de existir homens capazes de aconselhar mal a outros. Homens hábeis em conspirar contra seus líderes, reis, sacerdotes ou pastores. Homens ingratos. Absalão estava liderando a rebelião e em determinado momento ele precisava receber um conselho, é então que procura Aitofel. É interessante destacar que o conselho dado por Aitofel era como se a própria palavra de Deus tivesse sido consultada (2 Sm 17.20-23). Aitofel possuía notável reputação de homem de sabedoria tanto para Davi, quanto para Absalão. No entanto, sua sabedoria se corrompera, é o que constatamos quando lemos o conselho que ele deu a Absalão na passagem acima destacada. Aitofel se suicidou quando Absalão não mais deu ouvidos aos seus conselhos. Essa consequência na vida de Aitofel é inevitável quando se deixa de fazer a vontade de Deus priorizando projetos, planos e sonhos humanos. Aitofel tornou-se também traidor e preferiu seguir Absalão a continuar com Davi. As más escolhas sempre culminam com os maus resultados.

5. Ambicioso. Absalão rebelou-se contra o próprio pai, declarando-lhe guerra inclusive, não porque o pai era feio ou bonito, alto ou baixo, rico ou pobre, mas sim, porque o coração de Absalão era ambicioso e sem limites, Absalão como príncipe, queria ser o rei imediatamente.

6. Soberbo. Absalão possuía um coração soberbo. Ele era altamente arrogante, altivo e vaidoso. A Bíblia registra em 2 Sm 18.18 que "Ora, Absalão, quando ainda vivia, tinha feito levantar para si a coluna que está no vale do rei; pois dizia: Nenhum filho tenho para conservar a memória do meu nome. E deu o seu próprio nome àquela coluna, a qual até o dia de hoje se chama O Pilar de Absalão". Amados, a bíblia nos instrui que “O homem, pois, que se houver soberbamente, não dando ouvidos ao sacerdote, que está ali para servir ao Senhor, teu Deus, nem ao juiz, o tal homem morrerá; e tirarás o mal de Israel” (Dt 17.12); “Porém eles e nossos pais se houveram soberbamente; e endureceram a sua cerviz, e não deram ouvidos aos teus mandamentos.” (Ne 9.16); “Com a sua força fende o mar, e com o seu entendimento abate a sua soberba” (Jó 26.12); “Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios, fiquem presos na sua soberba; e pelas maldições e pelas mentiras que proferem.” (Sl 59.12); “O temor do Senhor é aborrecer o mal: a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, aborreço” (Pv8.13) “vindo a soberba, virá também a desgraça” (Pv 11.2).

7. Absalão possuía um coração voltado para Divisão a qualquer custo. Com sua cobiça efêmera e com suas artimanhas sorrateiras Absalão trouxe divisões no meio de Israel. Em 2 Sm 18.7 lemos o luto de vinte mil homens. Famílias destruídas e despedaçadas por um capricho humano.
...

Absalão tinha tudo para dar certo. Filho de rei. Vistoso e bem aparente. No entanto, deixou-se enganar pelo inimigo e viveu uma vida de pecados. Aos olhos humanos, era lindo, perfeito, mas suas atitudes revelaram-nos sua outra face. Absalão tinha um coração abarrotado de veneno. Era um demônio em forma de anjo, um lobo no meio das ovelhas. Bonito por fora, mas podre por dentro. Amados a Bíblia diz: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá” (Ex 20.12). Absalão arma uma peleja contra o próprio pai, o rei Davi. E quando Davi foi para o local da peleja, o Vale de Efraim, Davi nos dá uma preciosa lição, ele deu ordem a Joabe e a Absai dizendo: “Brandamente tratai por amor de mim ao jovem, a Absalão” (2 Sm 18.5). É interessante que em todos os momentos Davi nunca deixou de amar e de se preocupar com Absalão (2 Sm 13.39; 14.1; 14.21; 14.33; 18.5,12,29,32-33; 19.1-2,4). A derrota de Absalão foi pensar que viveria muitos anos, uma vida fora dos caminhos do Senhor, uma vida de desonra ao seu próprio pai. Montado em um mulo, pegou-se-lhe a cabeça no carvalho e ficou pendurado entre o céu e a terra (18.9), então Joabe tomou três dardos e transpassou o coração de Absalão estando ele ainda vivo no meio do carvalho (18.14) e o cercaram dez jovens que levavam as armas de Joabe, e feriram a Absalão e o mataram (18.15). Quando soube Davi da morte de seu filho perturbou-se e chorou e andando, dizia: “Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho”! (18.33).

Este é a triste consequência de uma vida voltada para o pecado. Uma pessoa omissa, falsa, homicida, mentirosa, rebelde, ingrata, ambiciosa, soberba, voltada para divisões é uma pessoa mal que anda por caminhos da morte. Será que muitas vezes não agimos tal qual Absalão? Queremos que todos se curvem ante os nossos caprichos? Queremos que tudo aconteça ao nosso tempo e de acordo como idealizamos? Queridos, tomemos cuidado com as nossas ambições. Não permitamos que elas nos afastem de Deus. Lembremo-nos que para crescermos na vida não precisamos passar por cima de ninguém, matar e sepultar ninguém ou destruir a autoridade que Deus colocou sobre nós.

O fim de Absalão foi que “o lançaram no bosque, numa grande cova, e levantaram sobre ele um mui grande montão de pedras; e todo o Israel fugiu, cada um para a sua tenda” (18.17). Absalão tinha tudo para dar certo, mas findou-se embaixo de um “grande montão de pedras”.

Que Deus nos ajude e nos guarde para que possamos viver uma vida reta, íntegra e digna diante dEle.

Porque dEle, e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois a Ele eternamente. Amém.

No amor do Pai, Jesus!

Erivelto Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CÃO VOLTOU AO SEU PRÓPRIO VÔMITO, E A PORCA LAVADA AO ESPOJADOURO DE LAMA (2 Pe 2.22)

Cópia autêntica da sentença de Pilatos, no processo de Jesus Cristo, existente no Museu da Espanha.