Sejam Bem Vindos....

Sejam Bem Vindos....

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O CÃO VOLTOU AO SEU PRÓPRIO VÔMITO, E A PORCA LAVADA AO ESPOJADOURO DE LAMA (2 Pe 2.22)












O cão e o porco são animais irracionais e que, portanto, nesta condição, só realizam atos de acordo com a natureza irracional que ambos possuem. O cão é um animal social que, na maioria das vezes, aceita o seu dono como o "chefe da matilha" e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o homem. O porco é um animal maciço, omnívoro de pelagem espaçada e de cor geralmente rosada.

Somente um cão tem a capacidade de agir naturalmente retornando para seu próprio vômito. Essa atitude, para os seres humanos sadios e normais, para as pessoas racionais de bem e de vergonha é absurdamente repulsiva, jamais um ser humano em sã consciência retornaria ao seu vômito para saboreá-lo e engoli-lo. Mas para o cão, não. Para o animal irracional isso não é grande coisa, isso é, na verdade dos fatos, um deleite próprio, um prazer incomensurável. Um cão não tem vergonha de seus atos, tão pouco de comer a sua própria imundície. Um cão não tem culpa de ser cão, afinal de contas, não passa de um animal ignorante, imundo e incapaz.

Um ser humano insensato se parece com um cão. Talvez tenha períodos em que fica livre de sua insensatez, mas seguindo a regra de sua natureza (pois ele é um insensato), nunca se reforma; nunca aprende. Volta sempre a praticar seus horrendos hábitos imundos, suas atitudes medíocres e suas práticas sujas, os quais, para ele, são o seu bom vômito. O povo hebreu considerava o cão como um animal imundo, da mesma forma como considerava o insensato.

Por outro lado, quem mais, além de um porco, depois de lavado, tratado e cuidado regressaria à lama? Somente um homem insensato, que muita das vezes é recebido cheio de lama, totalmente apedrejado, difamado e ferido. É bem tratado, alimentado, nutrido, acolhido, valorizado e quando menos se espera, a natureza, que lhe é fonte de dominação e aprisionamento plenos, prevalece e, àquilo que é loucura e imundície para os homens de vergonha e respeito, é a coisa mais natural para um insensato, é a própria natureza do porco que nasceu para viver na lama.

Mas o que me chama a atenção nesses dois animais brutos (cão e porca) é que ambos, juntamente com o homem insensato, são imundos por causa da natureza irracionável que os detém. Os dois primeiros se fundem, dentro desta linha de raciocínio, por serem de origem suja, nojenta, impura e repugnante. Já este último, por tratar-se de uma vulnerabilidade mental que transforma suas atitudes em loucura.

Toda família sensata se envergonharia sobremaneira quando um de seus membros toma uma atitude interesseira e insensata, de retornar ao próprio vômito e de se lambuzar na mesma lama, principalmente, quando esta pessoa, no mesmo instante em que saía da lama e da sarjeta, vomitava misérias e mais misérias do espojadouro em que se encontrava.

É desprezível a insanidade e a demência de um homem insensato, pois suas atitudes são a causa de gerar um fedor contaminável, que lhe é peculiar, e é, absolutamente, aos meios humanos, impossível restaurar uma pessoa assim, da mesma forma como é impraticável retirar da porca, o desejo de estar na lama e, do cachorro, o anseio pelo seu vômito.

É oportuno lembrar Judas Iscariotes. Judas foi retirado do lamaçal de pecado tendo sido resgatado pelo próprio Jesus que o fez um dos seus doze apóstolos. Jesus honrou Judas e o amou até o fim (Jo 13.1). Mas o insensato é reconhecido por ter natureza imunda e Judas era uma pessoa insensata e ambiciosa, tanto que atendeu aos principais sacerdotes para trair àquele a quem lhe chamou e lhe lavou da podridão, Jesus Cristo, em troca de trinta moedas de prata (Mateus 26.14-16; Marcos 14.10-11; Lucas 22.3-6). Mas pela sua própria natureza, Judas retorna à lama, permitindo que o próprio satanás entrasse nele (Jo 13.27). O Senhor Jesus ao chamar Judas Iscariotes ao apostolado o considerou seguidor e discípulo (a porca sendo lavada), entretanto, Judas converteu-se no traidor (a porca voltando para a lama). Judas morreu cheio de culpa e “foi para o seu próprio lugar” (At 1.25).

Felizmente, devem existir pessoas certas para que a palavra de Deus se cumpra totalmente. No caso de Judas, ele foi usado por satanás para trair Jesus. Assim como Judas, devem existir pessoas, por exemplo, que sejam protagonistas deste versículo bíblico, “O cão voltou ao seu próprio vômito e a porca lavada ao espojadouro de lama”. Amados, a palavra de Deus se cumpre dia após dia. E são muitos os que se deixam enganar pelo inimigo de nossas almas se tornando autênticos exemplos do cumprimento fiel da palavra de Deus. Que nós, não sejamos mais uma dessas pessoas que se encaixam em frases bíblicas como esta que faz o título deste artigo, pois se nos encaixamos é porque estamos em situação de risco e sendo usados pelo diabo. Que Deus nos guarde de sermos considerados um cachorro ou uma porca ou um filho da perdição, traidor e insensato. Mas que possamos ser verdadeiramente filhos de Deus, lavados e redimidos pelo sangue do Cordeiro.

Porque dEle, e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois a Ele eternamente. Amém.

No amor do Pai, Jesus!

Erivelto Júnior

30 comentários:

  1. Da forma q vc se expressa irmão, percebemos q está magoado com alguém, no entanto vc como evangelista precisa focar as vidas em Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Busquei algo de interessante no seu blog, algo q pudessemos pegar mais experiências na minha vida Cristã, infelismente me deparei c/ a história do porco e do cão, e considerei mais um desabafo q não me edifica em nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida irmã Rosangela, na verdade o querido irmão que trouxe o estudo se baseou unicamente na palavra de Deus. Bem, entendo que são estas partes da palavra de Deus que as pessoas não querem ouvir. A Bíblia de muitos cristãos hoje são como aquelas caixinha de promessas, só tem palavras de vitória. Mas é justamente nisso que se tem transformado o evangelho de hoje, Só palavra de "vitória", só palavra de "BENÇA" , só eu determino, eu libero... Palavras de advertência e de correção não seencontra muito hoje em dia. É por isso que tantos pastores fazem sucesso hoje em dia, pregadores de rosas sem espinhos!

      Excluir
  3. Um irmão da Cigana7 de fevereiro de 2011 22:34

    Lendo sua mensagem acima, e conhecendo a história, vejo que você está falando aquilo para o Cristiano, está muito claro a sua raiva para com seu irmão, como fala de cachorro se quem está com raiva é você? Deixa o outro pregar o evangelho porque se for plano de Deus Ele cobrará de vc mais tarde, não julgue para não seres julgado, vigia irmão para não refletir no seu ministério.
    A paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  4. Meu queridos irmãos, a Paz de Cristo.
    Neste artigo, não me refiro a ninguém em específico, Deus me livre em julgar quem quer que seja! A obra é de Deus e não minha, por isso mesmo não tenho raiva e nem descontentamento com absolutamente ninguém, muito menos tenho a intenção de ofender quem quer que seja. Quem está julgando, de acordo com o comentário acima, não sou eu, pelo contrário. Eu sei que é difícil entender, mas esse versículo bíblico se refere alguém que deixa de seguir a Jesuse volta para o mundo. Pelo que me consta, o irmão acima citado, não desviou-se da fé. Então quem está julgando não sou eu. Estou à disposição para sanar qq dúvidas. Minha consciência está tranquila. Absolutamente tranquila. No amor do Pai, Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida alguma...pois se é pra pregar o evangelho verdadeiro...vamos pregar. Realmente o ser humano brinca e se aproveita das coisas de Deus até mesmo pra sepromover. Eu gostei deste artigo...porq foi o próprio Jesus falou.

      Excluir
    2. Nossa, que bando de gente ridícula, Amado irmão Erivelto, essas pessoas na verdade devem ter se doído com alguma parte da história, se cada um tomasse sua parte, recebesse e procurasse ver onde devemos vigiar, onde temos que ficar atentos para não nos tornarmos como os cães e os porcos, tenho certeza que não estaria se justificando com esses. Hoje em dia não pode se pregoar a verdade, tudo é carapuça... Tomou para si, se concerte.

      Excluir
  5. Uma irmã da Cigana8 de fevereiro de 2011 08:18

    Você não precisa se justificar Junior. Vivemos os últimos dias da igreja de Jesus aqui na terra. Jesus estar voltando. E a bíblia diz que nos últimos dias o amor de muitos esfriará. Seu texto está relacionado a isso, eu entendi perfeitamente bem, muitos abandonam a fé em Jesus e voltan para o mundo, para o pecado. Quem não entende assim é porque está com uma mente poluída e julgadora. Jesus te ama e eu também. A Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  6. Júnior, a Paz do Senhor. Não se preocupe com os que estão falando besteiras. O diabo procura aqueles que dão oportunidade a ele. A irmã da Cigana acertou quando disse que o irmão não precisa se justificar. Vai nessa tua força. Temos que proteger a igreja dos mal feitores e dos lobos mesmo, Deus é contigo.

    ResponderExcluir
  7. Júnior os dois comentários acima diz q vc ñ tem q se preocupar, mas vc tem q se preocupar sim, pois trata-se da sua boa imagem e do homem de Deus q vc é, com essa bela mensagem vc ñ deixou nenhuma dúvida, dessa forma Deus te abençõará ainda mais.
    A paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  8. Grande junior!
    paz do senhor jesus!
    olhe meu irmão entendo seu comentario e sua esplanação deste versiculo.
    lhe sugiro que não desanime pelos os comentarios contrarios ao o que você postou! continue a defender a fé em jesus cristo!
    abraço!

    ResponderExcluir
  9. Meus queridos, tenho recebido bastante comentários sobre este artigo. Infelizmente não estou aceitando-os porque os mesmo estão ANÔNIMOS. Se estivessem assinados eu os aceitaria numa boa. Grato pela compreensão! Deus os abençoe.

    PS: devemos procurar evitar um pouco mais a citação direta e explícita de nomes, lembrando que o propósito dos textos é a discussão de idéias. No amor do Pai, Jesus!

    ResponderExcluir
  10. Acredito que ambos os lados cometeram erros. Primeiro não se pode dar uma interpretação de um texto de forma aleatoria como deram em 2 Pe 2.22, ali fala de uma pessoa que deixa Cristo e volta ao mundo de pecado, portanto nao podemos aplicar o texto de qualquer jeito. Por outro lado acho que este artigo veio em um momento inoportuno, pois muitos "irmãos" estão com os "nervos a flor da pele" devido aos últimos acontecimentos com isso gerou um mal estar entre alguns "irmãos". Um conselho para todos em momentos de dificuldade devemos pensar bastante o que escrevemos, pensamos e falamos, pois uma gota d'água pode se transformar em uma tempestade muito perigosa. Deus nos ajude para agirmos sempre de acordo com sua vontade e não a nossa. Amém!!!!

    ResponderExcluir
  11. Gostei do texto e pelos comentários percebi que
    querem se fazer de vítima. Não conheço a história mas pelos comentários estão querendo jogar a culpa no autor do texto. Não sei a qual foi a intenção dele, qq coisa ele se responsabilizará diante de Deus, caso
    contrário a responsabilidade será detodos os que o julgaram. Olha, o texto é bem claro e se refere a alguém que aceitou Jesus e voltou para o pecado, abandonou Jesus. Se alguém fez isso então meu irmão volte para os caminhos do Senhor. Caso contrário esse texto não é pra você. Quero aproveitar a oportunidade para pedir permissão de copiar o texto. Abraço a todos. Se amem e Deus abençoará a todos.

    ResponderExcluir
  12. Amado irmao, nao o conheco, mas qdo li seu texto, nao vi de forma nenhuma nada que pudesse ser acusatorio a quem quer que seja, mas uma meditacao simploria e clara da Palavra de Deus. Nao tema os criticos, por causa disso apredejavam os profetas e os mataram, porque falavam aquilo que eles nao queriam ouvir. Essa e uma mensagem clara do evangelho sobre perseveramos firmes na fe, e cuidarmos em nao cair para que sejamos encontrados irrepreensiveis na volta do Senhor. Parabens, gostei muito de sua meditacao.

    ResponderExcluir
  13. é por isso que tem pessoas brincando com Deus!nunca tomam uma posição diante de Deus!sua vida é estar hoje na igreja e amanhã no mundo e quando Deus levanta um homem corasojo que prega a verdade se levantam contra a vida dele...não se importe meu irmão continue assim pregando a verdade biblica...Deus chamou os fortes pra pregar a(VERDADE!!!)
    Deus é contigo!

    ResponderExcluir
  14. Grande Erivelto Júnior, parabéns pelo excelente artigo publicado. Ignore as mensagens anônimas depreciativas e continue brilhando. Sem sombra de dúvidas o nobre colega é um excelente profissional do ramo jurídico e pode se destacar ainda mais. Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. o comentário sobre o versiculo foi muito edificante para a minha vida parabéns que Deus continue usando a sua vida.

    ResponderExcluir
  16. Amado,
    Essa mensagem sim, edifica e nos faz refletir sobre nossaa vida, de como estamos e como temos nos posicionado em fase ao pecado. Muitos de nós temos mesmo tornado ao nosso vomito, quando mentimos, julgamos, falamos mal dos irmãos, tratamos os outros mal, não honramos pai e mãe, etc.
    Deus seja lovado pela sua vida, não lhe conheço, mas só em saber que vc pertence a familia de Deus, é o que basta, pois muitos acreditam serem filhos de Deus, quando somente são criaturas, e muitos tamém acham ser porque estão dentro das igrejas, mas conhecereis a arvore pelos frutos.
    Jesus é bom e o diabo não presta, fica com Jesus!

    Gardenia Barreto - Fortaleza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Gardenia, pude sentir daqui uma atitude verdadeiramente cristã... Deus seja contigo sempre

      Excluir
  17. Gostei do texto, não ligue para o que esses ignorantes dizem. Tem muito crente certinho aqui que quando Jesus voltar não vai subir... cheio de soberba

    ResponderExcluir
  18. ótimo texto , se alguém diz que o irmão focou, o texto em outra pessoa é por que a carapuça serviu , continue a sim amado a arte da mensagem expositiva é isso mesmo, segue bem por ai, o pregador diz o que a passagem diz

    ResponderExcluir
  19. Então quem aceitou jesus e foi batizado, mais cometeu atos de adultério já está condenado pra jesus, mesmo que tenha arrependido de verdade não o trás de volta a ser filho de Deus?
    è só sentar e esperar o julgamento não há mais nada que fazer?

    ResponderExcluir
  20. O senhor acredita que mesmo alguém que esteve nos caminhos de Jesus mais se afastou e cometeu vários erros inclusive adultérios, mesmo que num determinado tempo essa pessoa venha se arrepender de todo seu coração e sua alma cheia de tristeza, Jesus não vai aceitá-lo de volta e nem perdoá-lo mais e nem ser salvo mais? Afinal eu preciso entender tudo isso, será que o nosso Deus não é misericordioso movido de compaixão e tem o poder de anular todos nossos pecados e dar outra vez o seu perdão. Porque ele sabe que somos fracos e por mais que sabemos que devemos ser santos como ele foi nunca seremos, mais é somente pela sua misericórdia que devemos ser alcançados por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido anônimo, otexto fala de cão e porco, não de ovelha. Entendo que a questão toda é de natureza, ou seja, no caso da porca ela só foi banhada e não mudou sua natureza de porca. Se uma pessoa se converter "mudar sua natureza de cão e porco" torna-se salva neste instante e não por simplesmente entrar na igreja. Tem gente que entra o evangelho, mas o evangelho não entra nele.

      Excluir
  21. A Paz do Senhor Irmão. Hoje pela manhã ouvi esta mesma pregação no rádio e esta passagem me chamou muito a atenção pois constantemente nos deparamos com irmão que se desviam dos caminhos do PAI. Isto nos mostra o quanto somos frágeis e nos aproximamos das irracionalidades dos animais quando não estamos na presença de Deus. Gostei muito de sua explanação, Parabéns!

    Att. Edison Jr

    ResponderExcluir
  22. Boa noite a todos os irmãos em Cristo Jesus, sou Adventista do Sétimo Dia, procurava fotos para ilustrar minha pregação justamente sobre este texto da Bíblia e me deparei com esta mensagem, não sei o porque de tanta critica destrutiva, o irmão Erivelto pelo que conheço da Palavra está certo, a mensagem do irmão é clara e o texto muito mais claro ainda, se refere justamente aqueles que um dia aceitaram a Palavra de Deus, saíram dos seus hábitos mundanos, não se contentaram com os caminhos de Deus e voltaram para seus hábitos mundanos, entendi claramente a mensagem é o que está falando, tanto é que vou utilizar parte desta mensagem no meu sermão, de maneira alguma notei mensagem direcionadas a ciclano ou peltrano, vejam que não podemos mais ficar passando a mão na cabeça com mensagens que não venham alertar os irmãos, tanto de dentro da Igreja, como aqueles de fora ou que tenham fora e que um dia conheceram a verdade e se desviaram dela, Jesus está para voltar muito em breve, não sabemos nem a data nem a hora, mas temos que ter cuidado para não sermos pegos de surpresa como a parábola das 10 virgens, sejamos vigilantes e não criamos intrigas, pois sinceramente o Erivelto foi correto nas palavras dele, o que aconteceu entre os irmãos, eu não sei, mas roupa suja se lava em casa e com amor, conversem com o irmão Erivelto pessoalmente e se entendam, agora não façam isto neste site, pois poderia estar passando uma mensagem da palavra boa, e os irmãos acabam passando a aparência do mal como diz na Bíblia, acho que não foi esta a intensão, mas tomem cuidado, quando a fazem, até mesmo pediria que os irmãos entra-sem no blog e apaga-sem estas mensagens de teor acusatório, novamente repito, sou de Curitiba - PR, não conheço o Erivelto, mas fica muito mal os irmãos discutirem neste site, sendo que para mim a mensagem é o que vale e para mim está correta.
    Rafael Moreira - Curitiba - PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo irmão, hoje muitos querem que preguemos aquilo que elas querem ouvir, mas o nosso compromisso é com o Senhor da seara e com o Evangelho de poder, que é a Palavra de Deus.
      Abraço!

      Excluir
  23. QUE POSSAMOS SER RACIONAIS AO PONTO DE NÃO SE DESPREZAR AO MANIPULADO PARA RETENÇÃO DOS CAMPOS E EVOLUÇÃO DAS QUESTÕES JUDICIAIS QUALIFICANDO O DESEMPENHO INTERATIVO SOB A LEGISLAÇÃO INTERLIGADA DA EDUCAÇÃO. NOS CONVERTENDO EM ATALAIA EZEQUIEL V33

    ResponderExcluir
  24. A Paz!
    Parabéns pela reflexão, excelente!!!! É a Palavra de Deus e merece todo o nosso apreço. Paulo já dizia à Timóteo: 2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. 3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, 4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão as fábulas. 5 Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. II TM 4:2-5.
    As pessoas hoje, parecem viver em outro mundo, não querem mais ouvir o Evangelho autêntico, que muitas vezes é como Espada", (Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
    Hebreus 4:12. Muitas, se sentem ofendidas, quando trazemos uma reflexão que as "machucam", logo ficam incomodadas, se as incomodam, é porque não são ovelhas e, sim bodes ou até lobos.
    Temos compromisso com o Senhor da seara e, é a ele que teremos que prestar contas, num futuro próximo. Então siga em frente e nos traga sempre as verdades do evangelho, mesmo que nos "machuquem", porque é o evangelho, e também o poder de Deus para a salvação de todo aquele
    que nele crê.
    Deus te abençoe rica e abundantemente!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...