“Quanto aos covardes”...

A covardia é um reflexo de quem não tem um comportamento corajoso. Normalmente ninguém é só covarde, haja vista ser o covarde também depositário de muitos outros predicados negativistas. Trata-se de uma pessoa detentora de animus traiçoeiro, já que repousa em sua personalidade a fraqueza, o medo, a indecisão, a deslealdade, a sordidez e etc.

Ser covarde é não possuir paz. É oportuno lembrar o profeta Jeremias que alertou sobre tais pessoas que dizem “paz, paz, quando não há paz” (Jr. 6.14). O covarde não possui paz consigo mesmo, embora, falsamente e, mentirosamente pregue sobre paz, em um verdadeiro manto paradoxal.

É Aquele que não consegue se alegrar com as bênçãos de seus irmãos, sem disfarçar a fúria de uma inveja diabólica existente dentro de seu ser. É tão hipócrita que, mesmo alegando conhecer a palavra de Deus não se submete à ordem divina que é clarividente “Alegrai-vos com os que se alegram” (Rm 12.15). A alegria de seu vizinho, de seu líder, de seu amigo, de seu irmão é, infelizmente, para esse tipo de pessoa, fonte de repúdio, pois o tal não consegue viver e conviver com o crescimento do próximo.

O profeta Isaias (1.2) transmitindo a fala do Senhor dos exércitos nunca fora tão pertinente aos dias hodiernos, disse o Senhor “criei filhos e exalcei-os, mas eles prevaricaram contra mim”. Deus sempre cuidou do seu povo e principalmente de sua obra aqui na terra. Para tanto, cria seus filhos e enaltece-os, dando condições para que os mesmos avancem no Reino e trabalhem em sua seara. No entanto, o covarde é uma pessoa ingrata, pois mesmo sendo abençoado prevarica contra o próprio Deus, mostrando ser uma pessoa rebelde e insensata. A essas pessoas Deus julga mostrando que “Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo. A vossa terra está assolada, as vossas cidades estão abrasadas pelo fogo; a vossa terra os estranhos a devoram em vossa presença; e está como devastada, numa subversão de estranhos.” (1.5-7). Destes, que são maus, aparte-te (Sl 34.14).

O covarde trabalha à surdina e às escondidas. É especialista em promover “reuniões solenes” (Is. 1.13), com o intento de difamar, de caluniar, de injuriar, de tramar suas armadilhas, de cavar covas, de armar arapucas, de construir forcas para destruir terceiros e/ou parceiros, querendo obter vantagem para si. São atitudes próprias de quem é covarde, revelando ser um tremendo mau caráter. A estes o próprio Jesus adverte: “Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado” (Mt 12:34-37).

O covarde nunca tem coragem de agir sozinho, para tanto, se cerca de outros que são diretamente seus cúmplices e comparsas formando uma verdadeira quadrilha para atuar de forma fria, rápida e calculada em seus pormenores. Infelizmente, com o disfarce de bonzinho, de ovelhinha, de servo de Deus (servo de Deus?) tenta ganhar a confiança de outros, jogando as pessoas umas contra as outras, burlando as leis divinas. A palavra de Deus é bem clara: “Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.” (Pv 6.16-19).

O covarde esquece que Deus é onipresente e o homem pode até se esconder dos seres humanos, mas jamais se esconderá de Deus. Deus que a tudo vê, ao covarde admoesta: “as vossas solenidades, a minha alma as odeia” (Is. 1.14).

Por que será que alguém se torna um covarde? A resposta é um leque aberto. Vários são os fatores que contribuem para uma pessoa possuir esta negatividade em sua vida. Mas o principal deles é o Interesse Contrariado. Alguém que tem seus interesses contrariados se torna um forte candidato a receber o espírito maligno, pois se fecha para Deus e se enche de pensamentos pecaminosos, da mesma forma que aconteceu com o rei Saul, que para tentar resolver seu problema, deixou de ouvir os ensinamentos do Senhor e foi se consultar com uma “feiticeira”, ou seja, uma pessoa que consultava os mortos. Que nível rasteiro foi se deparar um homem que outrora tinha sido abençoado por Deus, escolhido por Deus e colocado por Deus para reinar sobre sEu povo.

Deus nos guarde de sermos um covarde, pois os tais não têm parte com Deus. O covarde usa de engano e é mentiroso, e a bíblia diz que “O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos.” (Sl 101.7). Para não atrapalhar a obra de Deus, o próprio Deus não permite que o covarde, juntamente ao medroso, permaneça em sua casa, foi por isso que Gideão bradou: “Quem for medroso e covarde, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.” Após a saída dessa ralé, o povo de Deus foi vitorioso. Fujamos desses que praticam tais condutas e que possuem espírito de covardia porque não provém de Deus (2 Tm 1.7). Quanto aos covardes, fujamos desses, pois os tais “descansarão” no lago que arde com fogo e enxofre, assim diz o Senhor: Quanto aos covardes, aos infiéis, aos corruptos, aos assassinos, aos imorais, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, o seu lugar é o lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte (Ap 21.8). 


Porque dEle, e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois a Ele eternamente. Amém.


No Amor do Pai, Jesus!


Erivelto Júnior





Comentários

  1. Profundo esse texto. Não sabia que um covarde era isso tudo. Perplexo. O Pior é que existem muitos covardes assim mesmo neste mundo. Sai pra lá bando de capetas, covardes inescrupulosos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Quero te agradecer por esta reflexão na qual pactuo e concordo plenamente . Vivemos um tempo em que as pessoas perderam seus valores , um tempo em que infelizmente alguns irmão na fé se escondem atrás do evangelho se cobrindo com pele do cordeiro. Mais uma vês agradeço pois eu estava hoje precisando ler isso. Meu nome é Fabiano Martins moro em Goiânia sou visse presidente da Villela Brasil uma empresa de assessoria tributária estamos em 11 estados da federação . Digo isso para me colocar a disposição no que precisar . Um forte abraço . |Deus o abençoe grandemente sua família

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto.
    Deus abomina os covardes!
    Busquemos de DEUS seu bom espírito, por que nele há tudo que é bom, inclusive poder, força e coragem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O CÃO VOLTOU AO SEU PRÓPRIO VÔMITO, E A PORCA LAVADA AO ESPOJADOURO DE LAMA (2 Pe 2.22)

A TRISTE HISTÓRIA DE ABSALÃO

Cópia autêntica da sentença de Pilatos, no processo de Jesus Cristo, existente no Museu da Espanha.